quinta-feira, 17 de abril de 2014

Vale a pena...




CARAÇA





Localizado na Serra do Espinhaço - Município de Catas Altas/MG - o Santuário do Caraça foi fundado em 1774, sendo a primeira igreja Neogótica no Brasil. Em 1994 passou a ser Reserva Particular do Patrimônio Natural. Hoje, o antigo mosteiro foi transformado em pousada, encravado em um oásis de mata atlântica e serrado. As grandes estrelas do lugar são os Lobos – Guarás que vêm comer todas as noites no Mosteiro.

O local possui várias cachoeiras, sendo algumas delas:

Cachoeira Cascatona - com 80 metros de altura, localizada a 6 km do colégio. No Ribeirão Caraça é permitido nadar.

Cachoeira Cascatinha - localizada no Ribeirão Caraça, a apenas 2 km do colégio. Também é permitido natação.

Cachoeira dos Taboões – está a 4 km da Cachoeira do santuário do Caraça. Aos arredores da trilha que dá acesso a essa cachoeira tem-se à direita o Taboões de cima e à esquerda os Taboões de baixo, onde o rio Caraça se encontra com o córrego Taboões.

Há uma Prainha no local que fica aproximadamente a 500 metros do Santuário e por ali passa o ribeirão Caraça.

Além dos lugares citados a Serra do Caraça ainda possui locais conhecidos como:

Banho do Belchior – este é um trecho do Córrego da Canjerana, em seu percusso há um lugar denominado Pinheiros, é o lugar mais adequado para visualizar o perfil do Caraça (gigante deitado) formado pela serra.

Piscina Natural – possui 20 metros de comprimento por 10 de largura e 1,40 metro de profundidade, fica distante 2 km do Colégio do Caraça e o acesso é por trilha sinalizada. No local existem dois quiosques e três churrasqueiras.

Cruzeiro - Fica a 1 km do Colégio, o que corresponde a 20 minutos de caminhada por um acesso fácil e trilha sinalizada. Excelente ponto para fotografar o local.

Mirante - O acesso ao Mirante, que fica a 500 metros da piscina natural, se dá por agradável caminhada em trilha sinalizada. Do Mirante, tem-se uma bela vista do conjunto arquitetônico do Caraça, da serra e picos.

Campo Flora – localizado a cerca de 9 km do colégio. Atravessa grande extensão de mata e campos. No local existem cachoeiras. Média de duas horas de caminhada

Pico Alto do Inficcionado – possui 2.070 metros de altitude, nele situa-se a Gruta do Centenário com quase 3,8 mil metros de extensão e 450 metros de profundidade. É uma das mais profundas grutas em quartzito do mundo. Fica a 8 km do Santuário do Caraça. Isso corresponde a seis horas de caminhada difícil.

Pico do sol – também com 2.70 metros de altitude, fica à 15 km do santuário, o acesso é de alto grau de dificuldade. No local há piscinas naturais onde é permitido nadar.

Gigante do Caraça – é o local onde está a forma do gigante deitado de perfil formando a Caraça, possui aproximadamente 2000 metros de altura, fica a 12 km do Santuário. O acesso é difícil e íngreme.

Pico da Carapuça – também no alto da Serra da Caraça, de onde se pode ter uma belíssima vista do parque. São 1.912 metros de altitude, a 5 km ou três horas de caminhada do Colégio. No caminho do pico pode-se visitar a Gruta de Lourdes e a Capelinha.

Gruta do Padre Caio – também chamada Gruta de Lourdes. Fica a uma hora do Santuário, por uma trilha que apresenta grau de dificuldade médio devido ao longo trecho de subida.

Capelinha – é uma ruína da Capela do Sagrado Coração de Jesus (1866), pode ser vista do Santuário. Do local dá para visualizar toda a cadeia de montanhas que circundam o Santuário com os principais picos.

Banho Imperador - fica na margem do asfalto, perto da ponte sobre o rio Caraça, distante aproximadamente 100 metros do Santuário. Possui churrasqueira, mesas, bancos e sanitários. É possível nadar no local.

Colégio Caraça – Fundado em 1774 por um irmão português Lourenço de Nossa Senhora. Em 1968 um incêndio destruiu o edifício ficando a igreja e as alas intactas.

Museu do Caraça - possui mais de 200 anos, foi onde viveu e morreu o fundador do Caraça, o irmão Lourenço. Era uma capela que foi transformada em museu depois do incêndio de 1968.

Claustro – Fica no pátio interno, em meio ao jardim. Em seu centro, encontra-se o relógio de sol. Por causa dos telhados só é possível ver as horas entre 9 e 16 horas. Estima-se que o relógio tenha mais de 200 anos.

Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens - A igreja foi edificada em estilo neogótico e inaugurada em 1883.

Catacumbas – Pelo Claustro chega-se às catacumbas do Santuário do Caraça, local onde eram enterrados os padres do Colégio.


Chegada

Casa das Funcionárias
Vista de frente da Igreja do Caraça





Corpo de São Pio Mártir

Cama de Dom Pedro II
Ruínas do Seminário em Domingo de Ramos

Calvário


Pedra onde Dom Pedro II escorregou

Relógio do Sol

Paisagem em frente à igreja do Caraça

Aloísio em frente à igreja do Caraça

Igreja do Caraça

Jardim do Caraça

Jardim do Caraça

Jardim do Caraça

Igreja Sagrado Coração de Jesus - Caraça

Meus pais

Pousada

Vista de frente do Caraça

Vista de frente do Caraça

Estacionamento do Caraça


Parte interna da igreja do Caraça

Nenhum comentário:

Postar um comentário