sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

CIDADANIA E SOLIDARIEDADE NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL



Os alunos do Ensino Médio do turno matutino da Escola Estadual Manoel Loureiro, de João Monlevade, sob orientação do professor de Filosofia, Aloísio Crepalde Lelis, realizaram um projeto com o tema “Cidadania e Solidariedade”. Eles refletiram, em sala de aula, acerca das importantes temáticas e realizaram várias pesquisas, com o objetivo de despertar o interesse sobre a responsabilidade que cada indivíduo possui dentro da sociedade.
projeto-2
Alunos da turma 102 do 1º ano participaram do projeto com empolgação e comprometimento

A idéia surgiu com a situação das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do período noturno, que têm o tempo de aula reduzido em 10 minutos, e precisam repor esse tempo com projetos e trabalhos como esse. Todo o corpo docente participou deste projeto com os alunos do noturno. 

O professor Aloísio resolveu desenvolver a mesma atividade com as oito turmas do Ensino Médio matutino, que somam cerca de 300 alunos. Coordenados pelo professor, os alunos fizeram um trabalho escrito com reflexões sobre o assunto e arrecadaram materiais de limpeza e higiene pessoal. “Tivemos a adesão de 99% dos alunos. Uns eram mais empolgados, outros menos. Mas todos participaram de alguma forma. Despertar esse interesse neles em ajudar o próximo é nosso objetivo”, relatou o professor.
projeto-1
Professor Aloísio Crepalde Lelis

A aluna da turma 102, do 1º ano do Ensino Médio, Amanda Cristina Silva, 16, contou como foi sua participação. “Achei o trabalho muito bom, empolgante. Trabalhar em equipe ensina muito, ainda mais abordando estes temas”, contou.

Os alunos se organizaram em duplas e angariaram os produtos entre as famílias de diversos bairros monlevadenses. Todo o material arrecadado foi doado ao Lar São José (abrigo dos idosos) de João Monlevade.

A estudante do 1º ano, Izabela Luiza Santos Lança, 16, aprovou a iniciativa. “Foi um trabalho diferente, saímos da rotina na sala de aula e fomos para a comunidade. Essa integração foi muito boa e as pessoas doaram de coração”, disse a aluna. 

O professor Aloísio se diz satisfeito com o resultado do projeto. “Felizmente, o trabalho foi um sucesso e todos saíram ganhando com conhecimento e prática adquiridos. Parabéns a todos os alunos do “Manoel Loureiro”. E às famílias que acolheram os alunos em seus lares e que, espontaneamente, fizeram suas doações, ficam os mais sinceros agradecimentos”, declarou o professor, que pretende realizar este projeto nos próximos anos, com novas turmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário