segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

O MAQUINISTA DO SEU TREM
Mônica Nóbrega

Você já deve ter ouvido muita gente dizer que QUERER É PODER. Já deve até ter repetido isso por aí, tudo bem que é importante pensar positivo, firmar na mente o que você deseja realizar, mas, sinto lhe dizer que mesmo que você pense super positivamente, mesmo que você se concentre com todas as forças, mesmo que você medite e mentalize, se você não agir, nada sai do lugar.
Muita coisa passa a vida justificando o que NÃO fez, o que NÃO conseguiu, o que NÃO realizou. Esse tipo de pessoa sempre transfere a responsabilidade que era dela para terceiros, ou seja, sempre que não consegue cumprir um objetivo ou atingir uma meta procura rapidinho um culpado por perto.
Na verdade, é sua a responsabilidade de fazer, de realizar, de mudar, de conquistar, de alcançar algo em sua própria vida. Assim como não cabe a ninguém decidir, definir ou conduzir a sua vida, não cabe a ninguém – a não ser você – viver a sua história, percorrer o caminho.
Deixar para amanhã é adiar o suor, a luta, mas é também adiar a sensação de vitória, o orgulho de construir capítulos de sua própria vida.
Portanto, a hora é de fazer. Chega de ficar por aí dizendo o que poderia acontecer, o que alguém deveria fazer, o que você gostaria de ter. Quando ficamos somente na esfera da vontade não caminhamos para lugar algum. Ta certo que desejar é o primeiro passo, mas precisamos andar, movimentar para conseguir seja lá o que for. Hummm, por exemplo, você quer um emprego, distribuiu alguns currículos e acha que o azar pegou no seu pé? Não, é necessário identificar onde você quer trabalhar, o perfil dessa empresa, o que você tem que a eles interessa e ir direto ao ponto, ou seja, vá direto conversar com quem precisa saber de você. Outro exemplo? Você sabe que a relação de amor está precisando de cuidados e você vai levando como se nada estivesse acontecendo. A hora é mexer na apatia e na preguiça. A hora é de ação. É hora de arregaçar as mangas e FAZER, seja lá o que for. Se você cruzar os braços e ficar aí parado, certamente vai ser atropelado pela vida.
Se você quer ter algo, construa o plano de vôo. Se você quer mudar, comece o processo de mudança. Se você quer encontrar alguém, recicle, transforme, oxigene o seu interior. O importante é saber que cabe a você, E SÓ A VOCÊ, a decisão de fazer o trem andar.
E esse trem é o trem que lhe conduz a várias estações, a vários momentos de sua vida, como uma viagem. Há várias pessoas que entram nesse trem, algumas mais outras menos importantes. Há variações do tempo, sol, chuva, trovoadas, e você vai passando por tudo, porque o trem está andando. E só há um maquinista nesse trem: VOCÊ.

sábado, 22 de fevereiro de 2014




A Reflexão Filosófica



    
    






      Reflexão significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo. A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo.
     A reflexão filosófica é tida como radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento. Não somos, porém, somente seres pensantes. Somos também seres que agem no mundo, que se relacionam com os outros seres humanos, com os animais, as plantas, as coisas, os fatos e acontecimentos, e exprimimos essas relações tanto por meio da linguagem quanto por meio de gestos e ações.
     A reflexão filosófica também se volta para essas relações que mantemos com a realidade circundante, para o que dizemos e para as ações que realizamos nessas relações. A reflexão filosófica organiza-se em torno de três grandes conjuntos de perguntas ou questões: 
  • por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos? 
  • o que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que queremos fazer quando agimos? Isto é, qual é o conteúdo ou o sentido do que pensamos, dizemos ou fazemos? 
  • para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos? Isto é, qual a intenção ou a finalidade do que pensamos, dizemos e fazemos? 
Essas três questões podem ser resumidas em: o que é pensar, falar e agir? E elas pressupõem a seguinte pergunta: nossas crenças cotidianas são ou não um saber verdadeiro, um conhecimento? A atitude filosófica inicia-se indagando: o que é?, como é?, por que é?, dirigindo-se ao mundo que nos rodeia e aos seres humanos que nele vivem e com ele se relacionam. São perguntas sobre a essência, a significação ou a estrutura e a origem de todas as coisas.
     A reflexão filosófica, por sua vez, indaga: por quê?, o quê?, para quê?, dirigindo-se ao pensamento, aos seres humanos no ato da reflexão. São perguntas sobre a capacidade e a finalidade humanas para conhecer e agir.


Bibliografia

PRÉ-SOCRÁTICOS, Col. "Os Pensadores", vol. 1, seleção de textos e supervisão do prof. Dr. José Cavalcante de Souza, São Paulo, Abril Cultural, 1978. 


Bibliografia Complementar

CHAUI, M. Filosofia, Série Novo Ensino Médio, Volume Único, São Paulo, Editora Ática, 2004.

CHAUI, M. Introdução à História da Filosofia - dos pré-socráticos a Aristóteles, Volume 1, São Paulo, Cia. das Letras, 2002. 

COTRIM, G. Fundamentos da Filosofia: História e Grandes Temas, São Paulo, Ed. Saraiva, 7a tiragem, 2005. 

KIRK, G.S., RAVEN, J. E. & SCHOFIELD, M. Os filósofos pré-socráticos, Lisboa, Fund. Calouste Gulbenkian, 1994.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Introdução à Filosofia



CIDADANIA E SOLIDARIEDADE NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL



Os alunos do Ensino Médio do turno matutino da Escola Estadual Manoel Loureiro, de João Monlevade, sob orientação do professor de Filosofia, Aloísio Crepalde Lelis, realizaram um projeto com o tema “Cidadania e Solidariedade”. Eles refletiram, em sala de aula, acerca das importantes temáticas e realizaram várias pesquisas, com o objetivo de despertar o interesse sobre a responsabilidade que cada indivíduo possui dentro da sociedade.
projeto-2
Alunos da turma 102 do 1º ano participaram do projeto com empolgação e comprometimento

A idéia surgiu com a situação das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do período noturno, que têm o tempo de aula reduzido em 10 minutos, e precisam repor esse tempo com projetos e trabalhos como esse. Todo o corpo docente participou deste projeto com os alunos do noturno. 

O professor Aloísio resolveu desenvolver a mesma atividade com as oito turmas do Ensino Médio matutino, que somam cerca de 300 alunos. Coordenados pelo professor, os alunos fizeram um trabalho escrito com reflexões sobre o assunto e arrecadaram materiais de limpeza e higiene pessoal. “Tivemos a adesão de 99% dos alunos. Uns eram mais empolgados, outros menos. Mas todos participaram de alguma forma. Despertar esse interesse neles em ajudar o próximo é nosso objetivo”, relatou o professor.
projeto-1
Professor Aloísio Crepalde Lelis

A aluna da turma 102, do 1º ano do Ensino Médio, Amanda Cristina Silva, 16, contou como foi sua participação. “Achei o trabalho muito bom, empolgante. Trabalhar em equipe ensina muito, ainda mais abordando estes temas”, contou.

Os alunos se organizaram em duplas e angariaram os produtos entre as famílias de diversos bairros monlevadenses. Todo o material arrecadado foi doado ao Lar São José (abrigo dos idosos) de João Monlevade.

A estudante do 1º ano, Izabela Luiza Santos Lança, 16, aprovou a iniciativa. “Foi um trabalho diferente, saímos da rotina na sala de aula e fomos para a comunidade. Essa integração foi muito boa e as pessoas doaram de coração”, disse a aluna. 

O professor Aloísio se diz satisfeito com o resultado do projeto. “Felizmente, o trabalho foi um sucesso e todos saíram ganhando com conhecimento e prática adquiridos. Parabéns a todos os alunos do “Manoel Loureiro”. E às famílias que acolheram os alunos em seus lares e que, espontaneamente, fizeram suas doações, ficam os mais sinceros agradecimentos”, declarou o professor, que pretende realizar este projeto nos próximos anos, com novas turmas.

O Pensador