Maravilhas de Minas
A topografia mineira é bastante acidentada, sendo que alguns dos picos mais altos do país encontram-se em seu território. O estado também abriga a nascente de alguns dos principais rios do Brasil, o que o coloca em posição estratégica no que se refere aos recursos hídricos nacionais. Possui clima tropical, que varia de mais frio e úmido no sul até semiárido em sua porção setentrional. Todos esses fatores aliados propiciam a existência de uma rica fauna e flora distribuídas nos biomas que cobrem o estado, especialmente o cerrado e a ameaçada Mata Atlântica.
Em virtude de suas belezas naturais e de seu patrimônio histórico, Minas Gerais é um importante destino turístico brasileiro. Portanto, destaca-se aqui uma das maravilhas que precisa ser visitada pelos turistas: Ipoema.
Distrito de Itabira, Ipoema foi rota da Estrada Real, por onde passavam as tropas com produtos alimentícios e minerais. Em razão disso, sua principal atração é o Museu do Tropeiro, que guarda a história desses viajantes com peças que retratam seu cotidiano e seu trabalho. O espaço também oferece a oportunidade de conhecer as tradições culturais dos tropeiros viajantes. Outros atrativos culturais do destino são as Igrejas São José do Macuco e Matriz Nossa Senhora da Conceição, além das antigas sedes como as das Fazendas Ribeirão São Domingos e Cabo de Agosto.
A Fazenda Cachoeira Alta possui o principal atrativo natural do distrito, a Cachoeira do Macuco ou Cachoeira Alta, como também é conhecida. Com queda de 110 m, é bastante procurada por visitantes para atividades de canyoning, rapel e banhos refrescantes.
Ipoema conta com duas importantes Áreas de Proteção Ambiental: Morro da Pedreira e Bacia Hidrográfica Ribeirão Aliança, também conhecida como Mata do Limoeiro. As duas áreas são de mata preservada, com diversas cachoeiras e cânions.